Resumo
Resumo: As mudanças na aprendizagem produzem uma capacidade adquirida para a performance habilidosa. Com a finalidade de facilitar a aprendizagem utiliza-se “dicas”, que são estratégias cognitivas que focam a atenção nos aspectos relevantes da tarefa. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi identificar a influência da utilização aguda das dicas na performance do chute de precisão no futebol para jovens novatas na modalidade. Para o grupo Experientes (GE), foram selecionados 12 jovens do sexo masculino com idade entre 18 e 20 anos (“Padrão Ouro”), foram também selecionadas, 16 jovens do sexo feminino com idade entre 18 e 20 anos, novatas na modalidade do futebol divididas em dois grupos, Grupo com Dicas (GD) e Grupo sem Dicas (GS). Em um primeiro momento experientes e novatas foram submetidos ao teste de performance (Pré-Teste) e avaliação cinemática. No pré-teste (primeira sessão) os sujeitos realizaram uma série com 12 chutes. Após a distribuição das novatas nos grupos GD e GS, foram submetidas a sessão de intervenção (segunda sessão), sendo concedidas três séries com 12 chutes cada, com intervalo de cinco minutos entre as séries e intervalo de dez minutos para realizar o pós-teste (segunda sessão) onde foi concedida uma série com oito chutes. As dicas foram aplicadas para o GD nas três séries da intervenção. Os resultados mostraram que os grupos CD e SD não apresentaram diferenças significativas no pré-teste (p>0.05), indicando que não houve influência da distribuição dos participantes entre os grupos e que a estratégia de distribuição aplicada foi eficiente. Os resultados da performance apontaram que os experientes apresentaram maior precisão (0,51±0,15cm) que o grupo dos novatos (1,27±0,41cm). O GD apresentou uma redução do erro entre o pré e pós-teste correspondente a 30%, enquanto o GS permaneceu relativamente inalterado obtendo uma média 4% acima da média observada no pré-teste. As diferenças de desempenho entre os grupos no pós-teste foi mais acentuada no GD (p<0.05). A redução da velocidade angular do quadril no instante do contato com a bola observada no GD é indicativa de que os sujeitos tendem a organizar o movimento com menor velocidade angular no segmento proximal a fim de permitir ajustes mais finos no instante de início dos movimentos dos segmentos distais. Observou-se ganhos ao redor da velocidade angular do joelho indicando que tais mudanças ocorreram por alteração de controle do movimento. O GD apresentou redução na velocidade angular do joelho, podendo indicar a efetividade das dicas em refinar o movimento. A velocidade angular e linear do tornozelo foi similar entre GD e GS, porém, os perfis dos deslocamentos lineares demonstraram que antes do contato com a bola, o grupo CD reduziu a velocidade linear do pé. Tais alterações resultaram em um perfil próximo ao encontrado no GE e indicam uma melhoria expressiva do comportamento dos sujeitos que receberam dicas. Conclui-se então que a utilização das dicas de aprendizagem melhorou a performance das novatas CD, auxiliando na redução do erro.