Resumo

Iniciar uma criança no esporte significa adequar o esporte à criança e não a criança ao esporte. As atividades de cooperação e competição são estratégias de motivação e devem estar envolvidas no contexto e objetivo das aulas. Assim, objetivamos investigar a inserção da cooperação e competição no ensino da natação infantil. Este estudo, classificado como observacional transversal, foi realizado com 30 professores de natação de ambos os sexos, que atuam no ensino da natação há, pelo menos, 6 meses. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado investigando as principais metodologias utilizadas, como a cooperação e a competição estão inseridas nas aulas, as estratégias motivacionais, quanto tempo os professores ministram aulas de natação, as principais dificuldades encontradas e, também, a importância dos materiais. Obtivemos os seguintes resultados: 63,3%, dos profissionais entrevistados atuam com um público entre 6 e 12 anos, a maioria (66,7%) exerce o ensino da modalidade em clubes e escolas de natação, 70% dos professores entrevistados utilizam jogos, lúdicos e brincadeiras, e apenas 30% utiliza as cantigas como instrumento motivacional. Também foi observado que todos os entrevistados utilizam a cooperação em alguma parte da aula, e que a competição está inserida nas aulas de 87% dos professores. Com isso, pode-se concluir que as atividades de cooperação, como também atividades de competição são utilizadas nas aulas de natação, envolvendo as crianças e trabalhando temas transversais, pois empregadas de maneira correta, ensinam valores utilizando-se do lúdico.

Acessar