A Utilização da Mídia em Estratégias de Marketing Político no Contexto da Olimpíada de Berlim
Por Elcio Loureiro Cornelsen (Autor), Izidoro Blikstein (Autor).
Em Recorde: Revista de História do Esporte v. 12, n 1, 2019.
Resumo
O presente artigo resulta de um estudo da Olimpíada de Berlim e da construção de sua imagem na imprensa alemã, fundamentado a partir de conceitos provenientes das áreas de Marketing Político, Mídia e Análise do Discurso. Através do método empírico de análise textual, analisou-se a construção do discurso nazista nos textos de artigos dos jornais Völkischer Beobachter, Der Angriff e Berliner Tageblatt, publicados em 1936, com o objetivo de identificar as estratégias de fabricação de uma imagem falsa das reais condições de vida em um regime totalitário e de suas intenções expansionistas. Seus resultados representam uma contribuição para o avanço conceitual no âmbito do Marketing Político Governamental associado à Mídia e para uma reflexão sobre fenômenos atuais no cenário político mundial.