Resumo

O projeto “Voleibol UFSM: pesquisa, ensino e extensão em sinergia para o desenvolvimento esportivo” visa desenvolver a interdisciplinaridade das equipes representativas da UFSM de voleibol, masculina e feminina. A partir disso, são utilizadas ferramentas, como os indicadores de performance de jogo, buscando atingir os objetivos pré-estabelecidos pela equipe. Nesse sentido, este relato de experiência traz como questionamento: De que forma esses indicadores podem colaborar no treinamento de uma equipe universitária masculina? Objetivo: Explorar e descrever a utilização dos indicadores de performance nos treinamentos da equipe masculina da UFSM. Desenvolvimento: As sessões de treinamento acontecem nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), na Universidade Federal de Santa Maria, três vezes por semana. Os treinos são planejados e desenvolvidos através dos indicadores de performance do jogo, os quais são obtidos através das análises dos jogos e competições em que a equipe participa, os quais são gravados e analisados pela comissão técnica (CT) em tempo real e posteriormente através do Programa LongoMatch. Além de utilizar os dados para o planejamento do treino com foco nos aspectos a serem aprimorados e reforçados pela equipe e por atleta, também é feita a devolutiva aos atletas através de apresentações e feedbacks imediatos durante as competições, possibilitando um melhor entendimento do comportamento tático-técnico da própria equipe masculina da UFSM e das equipes adversárias. Este enfoque de treinamento esportivo permite que os atletas universitários desenvolvam suas habilidades de maneira integral, combinando conhecimento teórico e prático. Sugestões: A relevância da análise dos indicadores de performance do jogo dentro do processo de treinamento de uma equipe é nítido a medida que possibilita maior conhecimento dos aspectos do jogo. Com isso, surgem sugestões para melhor utilização desta ferramenta, como uso de tecnologias, feedback personalizado para os atletas, planejamento e capacitação contínua da CT.

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