Resumo
A pesquisa tratou do ensino do sistema de classificação do esporte, tendo como referência a lógica interna, com base nos critérios de cooperação, de interação com o adversário, do desempenho comparado e dos objetivos táticos da ação, a partir da utilização de um material didático impresso - caderno do professor e caderno do aluno. Desta forma, o objetivo do estudo foi investigar quais as mudanças pertinentes a serem realizadas pelos professores de Educação Física atuantes no oitavo e/ou nono anos do Ensino Fundamental em relação ao material didático, para o ensino do sistema de classificação do esporte, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com as necessidades presentes em suas práticas pedagógicas, e se essas alterações atendem a outro grupo de professores que atuam no mesmo nível de ensino. Utilizando o método da pesquisa-ação contou com a participação efetiva de sete professores, divididos em dois grupos: A - desenvolveu as aulas com o material didático original e B - utilizou o material didático modificado pelos integrantes do primeiro grupo. Os resultados foram organizados em três categorias de discussão: compreensão e avaliação do sistema de classificação do esporte, compreensão e avaliação do material didático, implementação do material didático referente ao sistema de classificação do esporte. Na primeira categoria foram observados fatores favoráveis ao ensino do sistema de classificação, destacando-se principalmente uma melhor apresentação, organização e estruturação do conteúdo e a diversidade de modalidades esportivas contempladas. Em relação à segunda categoria, inicialmente os professores demonstraram inseguranças e receios, principalmente pelo fato de não terem experiência no trato com material didático, entretanto, após a sua utilização, ressaltaram que este pode se apresentar como um importante instrumento de...(...)