Resumo

A educação infantil é o começo da escolarização que deve ser acompanhada pelo aprendizado das linguagens e de seus significados. Yoga é uma atividade com características importantes a ser oferecida e explorada no ambiente escolar. O educador deve considerar toda a riqueza da cultura lúdica infantil e repertório corporal da criança, pois no brincar e jogar observase elementos de exploração da criatividade, de expressão e prazer. Uma proposta de trabalho que pode contribuir no processo de formação da criança pode acontecer através da prática de Yoga. Nesse sentido, nada mais necessário que o desenvolvimento criativo de materiais que possam servir como instrumentos pedagógicos e suas ferramentas para o ensino do yoga no ambiente escolar. Este estudo se justifica com base nos princípios do Yoga associados à cultura escolar e em função da necessidade de diversificação de estratégias para o desenvolvimento do conteúdo das aulas de yoga na educação infantil. Este estudo tem por objetivo o desenvolvimento de material pedagógico para jogos e brincadeiras que auxiliem na construção e diversificação da prática de aulas de yoga na escola. Pautada nos princípios do Yoga como: os valores éticos e morais (Yamas e Niyamas); os movimentos corporais (Ásanas); o controle respiratório (Pranayamas); o conhecimento das técnicas de limpeza (Kriyas) e sua relação com a higiene, e; técnicas de concentração (Dharanas), foi elaborado um tapete pedagógico com o material EVA. Esse tapete foi construído com desenhos de imagens de partes do corpo e das figuras dos Ásanas (posturas do yoga) e utilizado em aulas com 40 crianças na faixa etária média de 6 anos de uma escola municipal do município de Rio Claro. Autores colocam que a organização da sala de aula e a presença de certos objetos e materiais educativos parecem influenciar direta ou simbolicamente seus usuários, determinando em parte, a maneira como se sentem, pensam e interagem neste espaço. O tapete em si, já é um material muito utilizado na pedagogia, tanto para enfeitar como para alfabetizar. Para adaptá-lo ao objetivo, foram feitas algumas modificações no design que interferiram de forma extremamente positiva na composição das aulas. Também para a adequação do material ao tema, regras pautadas nos conceitos de Yoga foram criadas. Outra ferramenta foi a criação de brincadeiras e jogos com a utilização do tapete de variadas maneiras, diversificando ainda mais a prática. Pode-se concluir que a utilização do material desenvolvido para a aula teve uma excelente aceitação por parte dos alunos e possibilitou um maior interesse e consequente concentração durante a prática da aula.

Acessar