A Utilização de Modalidades Esportivas Não Tradicionais em Aulas de Educação Física Escolar
Por Andréa Setsuko Fortuna Tomita (Autor), Felipe Canan (Autor).
Resumo
Objetivou-se identificar o panorama de utilização das modalidades esportivas não tradicionais nas aulas de educação física escolar em um município paranaense. Trata-se se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevista semiestruturada a seis professores da rede estadual de ensino, representantes dos seis (100%) colégios da zona urbana do município. Verificou-se que a maioria tem mais de 10 anos de experiência com a educação física escolar, todos trabalham com modalidades esportivas tradicionais e somente três com uma não tradicional cada um. Precariedade de material e espaço são os maiores limitadores ao trabalho com modalidades não tradicionais. Predileções pessoais foram determinantes para sua seleção e cada uma foi trabalhada apenas em uma ou duas semanas no ano. Percebe-se que os casos em que modalidades esportivas não tradicionais são trabalhadas são ínfimos, isolados e aleatórios.