Resumo

Esta tese tem como objetivo mostrar de quais formas a utilização de recursos audiovisuais, como câmeras digitais, aparelhos portáteis multiplayer e ferramentas hipermidiáticas disponíveis em um ambiente de Educação a Distância (EAD), pode favorecer a comunicação e a construção de conhecimentos em rede em um contexto de Inclusão Digital. Esses recursos foram utilizados para o processo de interação e produção de conhecimentos por uma Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) em formação. Essa CVA, denominada Re@ge - Rede virtual de Agentes - instanciada no ambiente de EAD Tidia-Ae/Sakai, foi composta por pesquisadores, médicos, agentes comunitários de saúde, educador físico, enfermeiros e pessoas vinculadas aos espaços públicos de acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do município de Pedreira, interior do estado de São Paulo (Brasil). Neste contexto, foram criadas situações colaborativas de aprendizagem onde os usuários/aprendizes se apropriavam dos procedimentos, estratégias e recursos disponíveis para coletar, discutir e gerar conteúdos multimidiáticos. Os conteúdos coletados eram compartilhados, discutidos e reelaborados pelos participantes na comunidade virtual e, posteriormente, distribuídos à população por meio de diferentes mídias. A metodologia utilizada para esta investigação foi a da pesquisa-ação e os dados coletados, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante, foram analisados qualitativamente com o apoio do software para Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (CHIC). A análise dos dados compilados explicitou como o uso dos recursos audiovisuais e ferramentas hipermidiáticas disponíveis, aliados às estratégias de capacitação utilizadas, possibilitaram as diferentes formas de expressão (texto, áudio, vídeo e foto), o estabelecimento da comunicação e a construção de conhecimentos entre os participantes da CVA. Com base nos resultados alcançados foi possível ainda compreender as potencialidades e os limites dos recursos disponíveis de forma que o seu uso pudesse ser capaz de incrementar o processo de interação, superando as limitações da capacitação nos moldes tradicionais e ampliando as possibilidades de aprendizagem

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