A Utilização de Recursos Tecnológicos Por Professores de Educação Física do Município do Rio de Janeiro
Por Glhevysson dos Santos Barros (Autor), Felipe da Silva Triani (Autor).
Resumo
Este artigo investiga a familiaridade, frequência, local e tempo de uso dos recursos tecnológicos por professores de educação física do município do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi verificar se os professores estavam utilizando a tecnologia no cotidiano, seja para lazer ou para o trabalho. O estudo contou com a participação de 159 docentes, com média de idade de 34,25, cujo principal instrumento de coleta de dados foi um questionário online; Os resultados do estudo apontaram que a maioria possui laptop, smartphone e acessa a internet todos os dias, de diferentes lugares, sendo esse acesso pelo celular, pelo menos cinco vezes ao dia, de 1 a 3 horas. Assim, foi possível perceber que apesar das dificuldades que há nas escolas das redes municipais, os professores são mais envolvidos com a tecnologia, pois acessam a internet todos os dias, seja para lazer, seja para trabalho ou estudos.
Referências
ABREU, Rosana de Albuquerque dos Santos. Professores e internet: desafios e conflitos no cotidiano da sala de aula. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
BARROS, Glhevysson dos Santos; PUGGIAN, Cleonice; TRIANI, Felipe da Silva. Technologies and their use by physical education teachers in Rio de Janeiro. FIEP Bulletin, v. 87, p. 304-306, 2017.
BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1025-1036, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 24/08/2017.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Revista Educaonline, v. 06, n. 01, p. 125-149, 2012.
CHAGAS, Ariana; BRITO, Gláucia da Silva; KLAMMER, Celso Rogério; RIBAS, André. O conceito de tecnologia: pressupostos de valores culturais refletidos nas práticas educacionais. Congresso Nacional de Educação. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: Champagnat, p. 4323-4335, 2008.
COSTA, Gilvan Luiz Machado. Mudanças da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Perspectivas em Ciências da Informação, v. 13, n. 1, p. 152-165, 2008.
FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. A mediação dos dispositivos móveis nos processos educacionais. Revista Teias, v. 13, n. 30, p. 209-226, 2012.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 02, p. 3-11, 2000.
INDALÉCIO, Anderson Bençal; CAMPOS, Douglas Aparecido de. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMACÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO. Revista UNIFEV: ciência e tecnologia. v. 02, p. 114-125, 2017.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. Ed. Campinas: Papirus, 2010.
MOURA, Diego Luz; SOUSA, Cleyton Batista. A utilização das novas tecnologias em uma escola experimental do Rio de Janeiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 02, p. 346-361, mai./ago. de 2014. ISSN 1676-2592. Disponível em: . Acesso em: ago. 2014.
PANUCI, Lucinalva Rosangela; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; SOUZA, Cleonice Jose de; SILVA, Jaqueline de Brito; MUNHOZ, Carla Mancebo Esteves. Interações, Celulares Smartphones e Processos de Ensino e Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 2, p. 105-111, 2016.
PORTAL BRASIL. Cerca de 48% dos brasileiros usam internet regularmente. Portal Brasil, 2014. Disponível em . Acesso em: jul. 2017.
SCHONS, Claudio Henrique. O volume de informações na internet e sua desorganização: reflexões e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v.12, n .1, p. 2-16, 2007.
SILVA FILHO, Antônio Mendes da. Conectividade: prós e contras da vida digital. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 114, p. 78-81, 2010.
SOBRINHO, Gabriel Marques; NASCIMENTO, Ronaldo José Nascimento; MARCHESSOU, François. INTERNET E EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÕES. Disponível em: . Acessado em: 21 ago. 2016.
PORTO, Tania Maria Esperon As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultural digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP, Papirus, 2012.
SILVA, Marco. Infoexclusão e analfabetismo digital: desafios para a educação na sociedade da informação e na cibercultura. FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Tecnologias nas práticas pedagógicas em educação física: apontamentos de professores de escolas públicas de Santa Catarina. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 21, n. 02, p. 36-51, mai./ago., 2017.
SOUZA, L. B. O. Dificuldades docentes no uso das novas tecnologias em sala de aula. Revista Brasileira de Educação e Cultura, São Cotardo, Vol. 7, n. 16, p. 33-44, 2017.
TAHARA, Alexander Klein; CAGLIARI, Mayara de Sena; DARIDO, Suraya Cristina. Celular, Corrida de Orientação e Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, v. 5, n. 1, p. 2-5, 2017.
TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões; FERREIRA, Aline Fernanda; DARIDO, Suraya Cristina. As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, SP, v.18, n.1, p.198-214, 2016.