Resumo

Introdução: a identificação do futebol enquanto espaço esportivo-social de auto-afirmação, sobretudo, relativo à virilidade, acaba gerando certa exclusão de sujeitos com menor capital físico-futebolístico (DAMO, 2007), que se reflete na formação superior em Educação Física. Uma possível ferramenta capaz de contribuir para inclusão e estímulo ao aprendizado do Futebol de Campo encontra-se nos recursos tecnológicos (REZER, 2013). Objetivo: verificar se a participação dos acadêmicos no “Cartola FC”, jogo virtual que permite criar-se equipes e pontuar conforme o desempenho real do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino (CBFM), contribui para formação superior na disciplina “Futebol de Campo” ou correlata. Metodologia: a pesquisa adotou como método a observação participante, por via dos seguintes procedimentos: [1] explicação do Cartola FC, criação de uma “Liga” e premiações; [2] realização de fóruns de discussão; [3] estímulo à discussão quando esta surgia espontaneamente; [4] utilização de diário de campo para os itens 2 e 3. Resultados: embora o objetivo inicial de envolver, no mínimo, 75% dos acadêmicos no jogo tenha sido atingido, a partir da verificação virtual periódica da participação ativa, foi possível identificar que alguns desistiram no meio do processo. Dentre os que persistiram ativamente, pode-se perceber que havia novatos e experientes. A partir dos fóruns de discussão e conversas informais, foi identificado aprendizado em temas como regras, sistemas de jogo, posições dos jogadores e indicadores de desempenho. Foi relatado também um maior envolvimento com o CBFM, e apontamentos de que a participação no jogo pouco contribuíra para aquisição de novos conhecimentos. Conclusões: o fato de mais de 50% dos participantes terem se mantido ativos até o final do CBFM, bem como o conhecimento teórico demonstrado durante os fóruns de discussão e ao longo das aulas sugeriu que o Cartola FC corresponde a uma interessante ferramenta de aprendizagem de conteúdos básicos relativos ao Futebol de Campo.