A Utilização do Procedimento Metodológico Pelo Profissional de Educação Física nas Escolinhas de Futsal de Caxias do Sul
Por K. G. Finger (Autor), M. A. Silva (Autor), E. C. Kraemer (Autor), D. Busin (Autor), O. S. Tairova (Autor), J. J. Souza (Autor), I. Z. Souza (Autor), M. C. Santos (Autor).
Resumo
O profissional de Educação Física que trabalha na área do ensino de futsal tem grande influência no desenvolvimento do seu aluno tanto no aspecto físico e psicológico, como no emocional e social. Com isso, as abordagens de ensino têm recebido grande destaque na área e para que os objetivos sejam alcançados é necessário que o profissional realize um planejamento adequado. O presente trabalho teve por objetivo, verificar o procedimento metodológico adotado pelo profissional de Educação Física nas escolinhas de futsal de Caxias do Sul. Este estudo é de cunho qualitativo, descritivo e transversal. Participaram da pesquisa 21 profissionais de Educação Física formados e um habilitado pelo Conselho Regional de Educação Física - CREF de forma provisionada e todos estão atuando como professores/técnicos de futsal das escolinhas/equipes que participam das competições organizadas no município de Caxias do Sul. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas e a observação de uma aula/treino desse participante. Os resultados indicaram que para 13 entrevistados a escolinha tem o papel de desenvolver formação social. Quanto aos seus planejamentos, houveram muitas divergências nas respostas, surgindo 15 unidades de significado, com maior destaque, 7 entrevistados responderam que realizam um planejamento anual. Para 81% dos entrevistados suas aulas se dividem em três momentos. Se profissional tem conhecimentos dos diferentes conteúdos e características para cada idade e/ou categoria, 68% dos entrevistados responderam que sim e quando questionados se é a partir desse conhecimento que os objetivos são estabelecidos, 81% dos entrevistados disseram que sim. A respeito das abordagens de ensino e métodos utilizados pelo profissional nas aulas nesse aspecto, diversas respostas diferentes dentre elas, 9 participantes citam o método global como de sua preferência. Para 59% dos entrevistados, a avaliação da aprendizagem ocorre apenas através da observação de treinos. Concluiu-se então, que a maioria dos profissionais que atuam nessa área se prepara para as aulas, buscando estruturar não apenas o seu treino mas também seu planejamento e métodos, havendo divergências na questão de como isso ocorre.