A utilização dos estilos de ensino na ginástica para todos: uma análise documental
Por Isabela de Oliveira Luz (Autor), Mariana Harumi Cruz Tsukamoto (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: A Ginástica para Todos (GPT) é uma modalidade ginástica predominantemente não competitiva que promove a socialização, a autonomia, o bem-estar e o prazer pela prática. Trata-se de uma prática bastante diversa sob o ponto de vista de possibilidades de conteúdos a serem abordados, estruturas de programas, e linhas de trabalho dos grupos, o que pode se constituir em um fator desafiador aos profissionais envolvidos com essa área. Em nossa perspectiva, uma das maneiras de se explorar o potencial da modalidade é variar os estilos de ensino utilizados ao longo das sessões de prática. Os estilos de ensino, concebidos por Muska Mosston, oferecem um espectro de 11 abordagens para o processo ensino-aprendizagem, baseado na tomada de decisão tanto do aluno quanto do professor. Objetivo: Identificar e refletir sobre os estilos de ensino utilizados em um programa de GPT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, na qual foram analisados X planos de aula elaborados para dois programas de extensão universitária em GPT, um voltado para idosos e outro para universitários. Resultados: Observou-se uma tendência dominante de estilos de ensino reprodutivos entre as educadoras, especialmente nos aquecimentos e bases ginásticas, e a prevalência do estilo comando com idosos em relação a universitários. Contudo, as bases da Ginástica para Todos exigem estilos produtivos que fomentem a criatividade, sobretudo na composição coreográfica, distinguindo-se das demais modalidades gímnicas. Conclusões: Esta análise destaca a importância da adaptação pedagógica conforme os objetivos de cada grupo e modalidade. Os Estilos de Ensino são ferramentas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e promovem o desenvolvimento coletivo, criativo e humano dos praticantes em dimensões cognitivas, sociais, físicas, emocionais e éticas, o que conversa com a proposta da modalidade.