A Utilização dos Jogos Reduzidos Como Ferramenta de Ensino-aprendizagem-treinamento (e-a-t) das Modalidades Esportivas Coletivas (mec´s)
Por Mairin Del Corto Motta – (Autor), Camila Cardoso – (Autor), Larissa Rafaela Galatti – (Autor), Milton Shoiti Misuta (Autor), Taisa Belli (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O surgimento das propostas táticas representou grande avanço no que diz respeito à pedagogia das MEC´s indicando, assim, a necessidade da aplicação de atividades que potencializassem o ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de jogos dessa natureza. Uma das principais ferramentas (ou a principal) dessas propostas são os jogos reduzidos. Objetivo: o objetivo do presente trabalho é oferecer ferramentas para a construção de jogos reduzidos (JR) pertinentes ao E-A-T das MEC´s. Método: A partir de extensa revisão de literatura dos principais periódicos nacionais e internacionais os estudos com as palavras-chaves “jogo reduzido” e “smallsided game” foram levantados e analisados. Resultados: O termo em português jogo reduzido (JR) possui nomenclaturas análogas na literatura e tem como característica a conservação da essência do jogo que representa, mantendo estruturalmente o mínimo de complexidade referente aos processos de percepção, decisão e execução motora. Características como a imprevisibilidade, a aleatoriedade, a presença do adversário e o fator da tomada de decisão são, assim, mantidos. A condição de prática dos JR´s permite a inovação e a criação na solução dos problemas, visto que as tarefas dos jogadores não são completamente definidas.