A Utilização dos Temas Transversais nas Aulas de Educação Física no 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental
Por Luciene Damaceno (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução:A transversalidade é um meio de integrar o conhecimento científico
e tecnológico com a realidade social, preocupando-se também com a construção
da cidadania. Sua inserção na educação é voltada para a compreensão da
realidade social, dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal,
coletiva e da participação política. Os Temas Transversais, a partir dos PCN’s,
abordam a Ética, a Pluralidade Cultural, o Meio Ambiente, a Saúde, a Orientação
Sexual e o Trabalho e Consumo. Cientes da importância de educar para
transformar, optou-se estudar a transversalidade nas aulas de Educação Física
Escolar por identificar a importância do resgate de valores na formação de
cidadãos. O objetivo deste estudo foi avaliar se os Temas Transversais estão
sendo utilizados nas aulas de Educação Física do 3º e 4º ciclos do Ensino
Fundamental. Material e Método: O instrumento de medida utilizado foi um
questionário com 10 questões fechadas e 2 questões abertas. Esse um
questionário foi aplicado em 78 professores de Educação Física de escolas
públicas e privadas da cidade de São Paulo, além do questionário observo-se
também as aulas dos entrevistados com o objetivo de relacionar as resposta
do questionário com a prática. Resultados: Do total de entrevistados, 87%
responderam conhecer os Temas Transversais, em contrapartida 22% do total
acreditam que os temas são uma disciplina à parte. Do total de professores,
18% responderam que a Educação Física é a disciplina mais adequada para o
trabalho com os Temas, e outros 18% responderam ser outras disciplinas
(Português, Ciências, História,...). Conclusão: Os dados citados acima nos
permitem interpretar a falta de coerência entre as respostas, pois os professores
demonstram não conhecer a forma de trabalho com a transversalidade. Essa
incoerência nas respostas está em conformidade com as nossas observações e
a atual realidade da escola, ou seja, os professores não conhecem os Temas
como realmente se deveria, não dão a devida importância e tampouco os
utilizam.