“A vibe está muito legal”: entre skates, capacetes, joelheiras e calças baixas

Por Everton Arruda Irias (Autor).

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol.3 . páginas 95 - 103

Resumo

O presente relato descreve uma tematização que ocorreu no primei-ro semestre de 2022, envolvendo duas turmas de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Correia, situada na região de São Miguel Paulista, Zona Leste da cidade de São Paulo. No ano anterior havia ministrado aulas para ambas as turmas, inicialmente de maneira remota e, assim que possível, de forma híbrida. No último mês de 2021, todo(a)s o(a)s estudantes poderiam frequentar a escola, mas algumas famílias preferiram manter seus filho(a)s em casa porque ainda não haviam sido vacinado(a)s. O contexto nos permitiu tematizar danças brasileiras e brincadeiras que garantiam o necessário distanciamento.Iniciamos o ano letivo da 2022 com as salas de aula completas, índices de contaminação altos e a obrigatoriedade de cumprimento de protocolos sanitários como a obrigatoriedade do uso de máscaras, dis-tanciamento social, proibição de compartilhar objetos etc. Esses fatores foram considerados na definição do tema de estudo. Também combina-mos que eu emprestaria um celular antigo para, em duplas e semanal-mente, o(a)s estudantes fotografarem as atividades e/ou gravarem em áudio suas impressões, sensações etc. As primeiras aulas foram de muita conversa com o(a)s estudantes, onde puderam expor suas experiências durante as férias escolares e para aqueles que retornavam à escola após a fase mais aguda da pandemia, também foi um momento de acolhimento, em que socializaram os sen-timentos acumulados e as experiências vividas.