Editora CRV. None None. 170 páginas.

Sobre

Essa obra foi inspirada no livro escrito por Peter McLaren intitulado “A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação”. Ao trazer esse debate para a cena educacional contemporânea, os(as) autores(as) do livro fizeram críticas consistentes aos projetos educativos neoliberais que se tornaram hegemônicos na atualidade. Por óbvio, a prática político-pedagógica da Educação Física acaba sendo influenciada por esse modelo societário nefasto, desigual, injusto e perverso. Nesse contexto, entende-se que a escola precisa novamente ganhar vida, deixando de lado os testes e avaliações externas que medem a “qualidade da educação”. Portanto, defende-se que a tematização das práticas corporais (danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras) e a problematização dos saberes que envolvem essas manifestações culturais podem contribuir com a construção de um ambiente educacional democrático, justo e diverso com os(as) estudantes da Educação Básica, desde que os(as) docentes do componente curricular se inspirem nas teorias críticas para organizar as suas aulas. Por fim, ressalta-se que os leitores e as leitoras da obra poderão analisar a produção de uma Educação Física Escolar crítica que se contrapõem ao modelo empresarial da educação que tem se sobressaído nas políticas educacionais brasileiras.