A Violência nas Colônias de Férias: Práticas de Saúde Sob a Lógica da Agressão
Por Stephany de Sá Nascimento (Autor), Rafael da Silva Mattos (Autor), Leonardo Hernandes de Souza Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A rejeição e a exclusão de algumas pessoas durante as aulas de Educação Física e a prática esportiva podem ser fruto da herança do caráter disciplinar que até pouco tempo influenciava e ainda influencia a área. Desta forma, com a valorização da técnica e da performance alguns alunos, principalmente os que possuem pouca vivência motora, ficam mais expostos que outros e tornam-se mais vulneráveis às práticas relativas à violência e ao bullying (MELIM e PEREIRA, 2013 p.70; DE OLIVEIRA; VOTRE, 2006 p.177). Segundo Prodocimo et al (2014, p.695), alguns ambientes característicos da área da Educação Física são pouco explorados em estudos que abordam a violência, se compararmos com a quantidade de trabalhos realizados no ambiente escolar. Por isso, esse estudo busca contribuir com o assunto investigando este tópico em uma Colônia de Férias.