A Visão da Comunidade Escolar Sobre a Disciplina de Educação Física
Por Sabrina Rebonatto (Autor), Pedro Antonio Batistella (Autor).
Resumo
A educação física como disciplina obrigatória na escola deveria ter no seu processo de ensino e aprendizagem a devida valorização. O objetivo do presente estudo foi analisar a visibilidade da comunidade escolar diante da disciplina de educação física , na cidade de Cruz Alta/RS. O instrumento utilizado foi um questionário. Participaram deste estudo todos os diretores das escolas municipais da cidade de Cruz Alta, bem como os supervisores das mesmas. Também participaram professores escolhidos de forma aleatória (um representante por escola), totalizando 35 participantes. Com os resultados desse estudo foi possível analisar que a totalidade considera a educação física uma disciplina importante e quase a totalidade considera que a educação física contribui na formação integral dos alunos. Questionando se a disciplina atendia às necessidades para a formação do aluno a metade considerou que “sim” e outra parte disse que “mais menos”. Já em relação se a educação física atendia aos interesses e necessidades, a amostra considerou que “sim” e “mais ou menos” como predominante. Na avaliação que cada participante realizou sobre a educação física desenvolvida que conhecia a maioria considerou boa, muito boa e excelente, também aparecendo com menor percentual classificado como insatisfatório