Resumo

A  educação  física  como  disciplina  obrigatória  na   escola  deveria  ter  no  seu  processo  de  ensino  e   aprendizagem  a  devida  valorização.  O  objetivo   do   presente   estudo   foi   analisar   a   visibilidade    da  comunidade  escolar  diante  da  disciplina  de   educação   física ,  na   cidade   de   Cruz   Alta/RS.    O   instrumento   utilizado   foi   um   questionário.    Participaram   deste   estudo   todos   os   diretores    das   escolas   municipais   da   cidade   de   Cruz    Alta,  bem  como  os  supervisores  das  mesmas.   Também  participaram  professores  escolhidos  de   forma  aleatória  (um  representante  por  escola),   totalizando  35  participantes.  Com  os  resultados   desse estudo foi possível analisar que a totalidade  considera   a   educação   física   uma   disciplina    importante  e  quase  a  totalidade  considera  que  a   educação física contribui na formação integral dos  alunos.  Questionando  se  a  disciplina  atendia  às   necessidades  para  a  formação  do  aluno  a  metade   considerou  que  “sim”  e  outra  parte  disse  que   “mais menos”. Já em relação se a educação física  atendia  aos  interesses  e  necessidades,  a  amostra   considerou  que  “sim”  e  “mais  ou  menos”  como   predominante. Na avaliação que cada participante  realizou  sobre  a  educação  física  desenvolvida   que  conhecia  a  maioria  considerou  boa,  muito   boa  e  excelente,  também  aparecendo  com  menor   percentual classificado como insatisfatório

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