Resumo

O trabalho teve como objetivo mapear o estado da arte da ginástica geral nas escolas públicas estaduais no município de Barbacena-MG, além de verificar sua aplicabilidade e interesse dos professores de educação física em conhecer e/ou se aprofundar no tema. Tal ginástica, orientada para o lazer, para ludicidade e praticada de forma não competitiva é de fundamental importância para a prática dos professores em suas aulas escolares de forma a mudar a visão esportivizadora que assumiram as atividades físicas em geral. Essa constatação se torna muito evidente em nossa cidade, com mais de 31 mil crianças com idade de formação escolar e a preocupação de como se dará o processo de formação das mesmas. Os dados foram coletados diretamente nas escolas de atuação, em entrevistas, gravadas e anotadas com os professores. Das dezenove escolas pesquisadas, 78% dos professores que nelas atuam desconheciam o que era a ginástica geral, 17% possuíam o conhecimento, porém de forma distorcida e apenas 5% tinham o conhecimento referente ao tema. No entanto esse não é o número total de professores de educação física que atuam nas escolas estaduais da cidade. Tal estudo possibilitou conhecer parcialmente as condições de trabalho dos professores de educação física na rede pública estadual de ensino, no universo de nossa cidade.

Acessar