A Visão dos Professores Quanto Ao Processo de Ensino e de Aprendizagem do Basquetebol nas Aulas de Educação Física: a Realidade de Volta Redonda/rj
Por Cláudio Delunardo Severino (Autor), Francisco José Miranda Gonçalves (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Movimento v. 20, n 4, 2014. Da página 1283 a 1304
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a percepção dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física em ambiente escolar. Participaram da pesquisa docentes das instituições públicas e privadas do município de Volta Redonda/RJ/Brasil em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo com análise de conteúdo e, como procedimento de coleta de dados, foram entrevistados sessenta docentes que opinaram acerca da questão investigada. Verificou-se a realidade do desenvolvimento do Basquetebol não somente na condição de conteúdo das aulas da Educação Física, mas também numa dimensão que transpõe os limites escolares, onde o esporte representa significativo papel na sociedade. Ações conjuntas no sentido de oportunizar o crescimento do Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física podem representar um caminho para a descrição da sua aplicação em todos os contextos, embora não se deva abrir mão da relevância da disciplina no cenário escolar em favor da obtenção de resultados em competições esportivas.