Aberturas e Rupturas na Formação de Professores

Parte de Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas . páginas 143

Resumo

Formação continuada de professores para as demandas do século XXI, especialmente no que se refere ao uso das tecnologias digitais na educação, tem sido uma ação bastante recorrente na esfera governamental – seja em âmbito municipal, estadual ou federal. Esse movimento, sem dúvida, é altamente positivo, ainda que consideremos apenas a intenção em alguns casos, dada a dificuldade de atender a uma rede de mais 50 milhões de alunos 1 .

Porém, apesar dos incessantes lançamentos de dispositivos e programas tecnológicos cada vez mais avançados, uma formação docente não pode nunca ficar restrita ao uso educativo de softwares e demais ferramentas digitais. Em vez disso, é preciso que se crie uma ação inspirada no pensamento do educador Paulo Freire, bastante atual e pertinente em nossos dias: “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (FREIRE, 2000, p 31). Dispostas a colaborar com esse saud

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