Abordagem Construtivista e o Ensino do Voleibol da Escola
Por Neila Borges Foscarini (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O ensino da Educação Física escolar vem sofrendo mudanças ao longo dos anos. Novas abordagens foram surgindo com enfoques e objetivos diferentes para tentar melhorá-la, procurando dar uma identidade e definir de forma mais clara seus objetivos e sua função. Mesmo com um avanço nas discussões teóricas no campo das abordagens pedagógicas para o ensino da Educação Física, essas diretrizes pedagógicas não vêm mostrando resultados significativos. Através das experiências que vivenciadas longo do nosso curso de graduação, observamos que nas escolas esse problema está presente. Ainda que os projetos pedagógicos das escolas façam referência ao ensino de uma educação física baseada nas chamadas teorias críticas e mais inovadoras da educação física, na prática ela não ocorre. As aulas ainda são tradicionais, centradas no ensino da técnica esportiva e em muitos casos são as aulas "livres" sem nenhum tipo de orientação.