Resumo

A abordagem crítico-superadora busca assumir contribuições no ambiente escolar para a formação do cidadão para além das esferas propostas como específicas das áreas de conhecimento observadas nos conteúdos da Educação Física, a fim de propor a formação do cidadão crítico em que possa compreender e intervir na realidade social em que se encontra inserido. Com o objetivo de uma (re)ssignificação do conhecimento tratado na dinâmica escolar da disciplina Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Dessa forma, este relato de experiência, foi forjado a partir dos registros em diário de campo de vivência de dois bolsistas do PIBID, esse programa tem por finalidade antecipar as experiências pedagógicas materializadas na realidade concreta do ambiente escolar durante a formação inicial. O objetivo é compartilhar as primeiras regências dos bolsistas em questão, no Colégio de Aplicação(CAp) da UFPE, nas turmas de 8° anos A e B. O eixo temático vivenciado foi Jogo, com a temática de jogos eletrônicos, com base na abordagem crítico-superadora. No que se refere a regência propriamente dita, inicialmente a preceptora apresentou aos bolsistas do PIBID as turmas em questão e explicou a dinâmica das aulas. Cada regência durou cerca de 50 minutos, na qual inicialmente foram citados os objetivos da aula. Em seguida, foi proposto um diálogo com os estudantes, a título de recapitulação acerca do assunto abordado em aulas anteriores, a fim de perceber o que foi apreendido em termo de conhecimento e relembrar alguns conceitos como: o de Jogo, se o Jogo se diferencia de brincadeira, as categorias empregada ao Jogo e outros. Após isso, abordamos a temática do Jogo Eletrônico, proporcionando uma reflexão, questionamentos, conceituando e trazendo características do assunto em diálogo com os discentes por toda a regência. Ao final, foi feita uma avaliação com intuito de perceber o que os estudantes aprenderam e de que maneira esses conhecimentos se refletiram nos respectivos cotidianos.