Abordagem de Conceitos Eliasianos e Bourdieusianos: Modelo de Análise na Investigação em Educação Física
Por Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari (Autor), Rafael Carvalho da Silva Mocarzel (Autor), Roberto Ferreira dos Santos (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor).
Resumo
Este ensaio-teórico visa a abordar os conceitos eliasianos e bourdieusianos, mesmo tendo em mente que uma profundidade é incerta, dado que sintetizar Elias e Bourdieu em um único ensaio é, no mínimo, improvável. São revisitados os princípios básicos da “sociologia processual”; a relação entre “sociogênese” e “psicogênese”; e os conceitos de “segunda natureza”, de “configuração” e das “teias de interdependência” da obra de Norbert Elias. Ao passo que na “sociologia simbólica”, de Pierre Bourdieu, evidenciam-se os conceitos de “campos sociais”; os princípios de “capital”; a ideia de “habitus”; e a “teoria da reprodução”. Assim, além de contribuir para o corpo do conhecimento, quer em relação à literacia científica da grande área das Ciências da Saúde, quer em relação à reestruturação paradigmática da investigação em Educação Física quanto à ação educativa da escola, em particular, a abordagem vem cooperar com a proposta de aproximar as diversas áreas do conhecimento (Filosofia, Sociologia, História, Psicologia). Salientando-se que a própria Educação Física, por ser considerada uma prática de intervenção social imediata, carece (ainda) de pressupostos teórico-metodológicos capazes de definir um modelo de análise próprio no que tange à investigação científica.