Abordagem Didático-epistemológica da Promoção da Saúde na Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca
Por Gilson Sales de Albuquerque Cunha (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
INTRODUÇÃO:A Educação Física Escolar configura-se como campo disciplinar dotada de especificidade noque concerne à cultura corporal. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o os cursos de Graduação em Edu-cação Física (DCN-EdF) recomendam o ensino da promoção da saúde como uma das finalidades do ensinodo movimento humano, em suas múltiplas manifestações (jogos, danças, esportes, lutas, ginástica). Nestesentido a promoção da saúde concorre para a constituição de um estilo de vida ativo através de conhecimen-tos sobre as práticas corporais e a saúde.OBJETIVO:identificar o ensino da promoção da saúde no curso de li-cenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.MÉTODO:realizamosa análise documental, tomando como critério de inclusão a inserção das expressões “promoção da saúde” ou“saúde” na denominação, na ementa ou nos Objetivos das disciplinas, quer no projeto político pedagógicodo curso, nos planos de ensino dos professores.RESULTADOS:No projeto pedagógico do curso encontrou-seuma disciplina fazendo referência à saúde como temática central, trata-se de uma disciplina obrigatória. Essadisciplina totaliza 60 horas, as quais representam 1,79% de um total de 3.340 da carga horária geral do curso.Nos planos de ensino das disciplinas a situação é recorrente.CONCLUSÃO:Com bases nestes dados infere-seque a temática da promoção da saúde não está apropriadamente contemplada, em desacordo com DCN-EdF.