Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a aplicabilidade do Programa de Introdução à Ginástica no ambiente escolar, desenvolvido pela Federação Canadense de Ginástica, com a finalidade de aumentar a disponibilidade de material de instrução aos técnicos e professores. A nova proposta do programa, cuja base filosófica é “FUN FITNESS FUNDAMENTALS”, é oferecer um ambiente de aprendizado necessário para que as crianças possam maximizar o seu talento, tanto a nível de Recreação como de Competição. A forma de trabalho se dirige para a orientação de seis Padrões Básicos de Movimento (“Fundamentals”) juntamente com o componente Físico (“Fitness”) e Psicológico (“Fun”). Doze crianças da Escola de Aplicação da Yokohama National University fizeram parte da amostra. O tema escolhido foi a parada de mãos. Através dos instrumentos de avaliação mais utilizados, atualmente, nas escolas elementares do Japão, foram avaliados os seguintes aspectos: a) opinião das crianças com relação à ginástica; b) característica das aulas em termos de cooperação, entusiasmo e motivação; c) relacionamento das crianças com o professor, companheiros e conteúdo; d) formação estrutural das aulas; e) linguagem empregada; f) mudança no comportamento motor. Através dos resultados obtidos, constatou-se que o programa apresentou se significativo no ambiente escolar. De um modo geral, as crianças se mostraram mais motivadas à prática da ginástica e o preconceito de atividade complexa diminuiu consideravelmente. Alguns aspectos como estímulo para pensar e aprendizagem voluntária mereceriam maior atenção num estudo posterior, uma vez que os resultados obtidos não poderiam ser considerados satisfatórios. UNITERMOS: Atividade ginástica; Esporte; Ginástica.

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