Resumo

A diversidade é um tema que tem sido objeto de estudo e debate em uma variedade de contextos acadêmicos, incluindo a área da Educação Física. O propósito deste estudo é analisar, sistematicamente, a literatura da última década relacionada com estudos empíricos sobre a diversidade na Educação Física, para identificar as principais abordagens, assim como conhecer as tendências e as lacunas a respeito. A metodologia utilizada para a busca e seleção de estudos é baseada na declaração PRISMA, recorrendo a bases de dados como SciELO, Portal de Periódicos da Capes e Web of Science, obtendo 18 artigos que atendem aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Os resultados destacaram cinco categorias sobre a temática: diversidade cultural, diversidade corporal, diversidade étnico-racial, diversidade e inclusão de pessoas com deficiência e diversidade de gênero. A inclusão social de populações marginalizadas e a aceitação das diferenças são temas centrais, com ênfase na formação docente adequada para lidar com tais questões. Se evidencia a necessidade de uma abordagem pedagógica inclusiva e crítica para promover a equidade e combater preconceitos na educação e na Educação Física.

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