Resumo

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A investigação tem como tema central as abordagens pedagógicas utilizadas para o planejamento e desenvolvimento das aulas de educação física. Buscamos identificar as principais abordagens utilizadas para planejar e ministrar as aulas de Educação física nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas da zona urbana de Erechim/RS, além de pesquisar como os processos de formação continuada influenciam na implementação da educação física escolar, relacionar a formação profissional inicial e continuada com as abordagens pedagógicas utilizadas pelos professores de educação física e verificar, na percepção dos professores, se há necessidades de melhorias no desenvolvimento da ação educativa do professor de educação física. De caráter quanti-qualitativo, a investigação serviu-se de dados produzidos por meio de um questionário respondido por cinquenta professores e de uma entrevista semiestruturada com oito professores escolhidos dentre aqueles que participaram da primeira coleta. Para a compreensão desses dados, servimo-nos do método de análise de conteúdo, proposto por Navarro e Díaz (1994). Os resultados encontrados sugerem que a educação física das escolas públicas de Erechim ainda possui uma grande influência da abordagem tradicional, haja vista que 38% dos professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental utilizam exclusivamente tal abordagem para o desenvolvimento das aulas. Somados aos 28% que utilizam em determinados momentos do ano letivo tanto a abordagem tradicional como as renovadoras, esse número chega a 66%. Muitos professores relataram a preferência pela abordagem tradicional devido à segurança de trabalhar com a mesma. Ainda, em relação aos conhecimentos preferencialmente utilizados, os esportes tradicionais fazem parte da preferência de 90% dos professores, dado que está ligado à abordagem tradicional, sugerindo uma esportivização exacerbada do ambiente escolar. Nesse ponto, identificamos que tais esportes são preferencialmente desenvolvidos devido ao gosto do aluno e ao espaço físico e aos materiais direcionados para tal prática no ambiente escolar. Em relação à formação continuada, identificamos que 22% dos professores não participaram de cursos direcionados para a educação física escolar com no mínimo 20 horas de duração no último triênio. A baixa procura por cursos foi justificada por muitos dos entrevistados pelos gastos excessivos e pela pouca oferta dos mesmos na região. Por fim, estamos sugerindo uma nova abordagem a ser utilizada pelos professores para implementar as aulas de educação física no contexto escolar: a abordagem ético-estética, que possui suas bases epistemológicas ligadas à educação estética, à corporeidade e ao vasto universo da cultura corporal de movimento. Tal abordagem tem como tema central o corpo, relacionado a três linhas: aspectos ético-estéticos, que procura abordar os prazeres do corpo e sua relação com a saúde; sua constituição social e cultural e a preocupação com a imagem padrão; a constituição natural do corpo e sua relação com a corporeidade, natureza e tecnologia

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