Resumo

As investigações sobre as abordagens pedagógicas têm revelado a preocupação dos docentes em melhor compreender e operacionalizar os elementos específicos do ensino da Educação Física, desde a seleção de conteúdos, organização das aulas e até os procedimentos de avaliação. Nesta perspectiva, este estudo teve como finalidade identificar as principais abordagens pedagógicas na Educação Física de 5ª a 8ª séries, na rede estadual de ensino de Florianópolis. Entrevistas estruturadas foram realizadas com uma amostra representativa dos professores de Educação Física, no período de maio a julho de 2002. As abordagens pedagógicas foram referidas pelos professores levando-se em consideração os principais autores consultados, conteúdos ministrados, enfoques metodológicos e critérios de avaliação. Os resultados apontaram para cinco abordagens pedagógicas mais descritas pelos professores investigados (atividade física e saúde, crítica emancipatória, crítica superadora, desenvolvimentista e tecnicista), sendo a abordagem tecnicista a que apresentou maior número de casos. Além disso, a maioria dos professores entrevistados teve dificuldade em descrever qual abordagem pedagógica utiliza em suas aulas, demonstrando uma certa desarticulação da compreensão do significado do ensino na área, principalmente pelo distanciamento do conhecimento produzido no campo teórico e sua aplicação prática. Na tentativa de melhor compreender o sentido e significado da prática pedagógica, a segunda etapa desta pesquisa concentra-se em estudos de casos que consideram os ciclos de desenvolvimento profissional (entrada, consolidação, diversificação e estabilização), os contextos escolares (estrutura física, condições materiais e localização) e questões pedagógicas (instrução, organização, disciplina e clima relacional).

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