Resumo
O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos.