Academia da Melhor Idade: Motivos Para Ingresso, Permanência e Satisfação dos Idosos Participantes
Por Mauren da Silva Salin (Autor), Janeisa Franck Virtuoso (Autor), Alice Souza Noronha Nepomuceno (Autor), Graciella Greice Weiers (Autor), Giovana Zarpellon Mazo (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 16, n 2, 2014. Da página 152 a -
Resumo
Academias da saúde vêm sendo implantadas em diversos parques públicos e a população idosa tem sido beneficiada com a promoção de exercícios físicos (EF) nesses locais. O estudo teve como objetivo descrever a percepção dos idosos do Programa Academia da Melhor Idade (AMI), no município de Joinville - Santa Catarina (SC), quanto à moti-vação para o ingresso e permanência, satisfação e sugestões dos serviços prestados. Foram entrevistados 163 idosos (117 mulheres e 46 homens) participantes de 15 AMIs instaladas em praças públicas de Joinville. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista se-miestruturada. Utilizaram-se estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo temática para os dados qualitativos. A motivação intrínseca foi preponderante no ingresso e permanência dos idosos nas AMIs, destacando-se a busca por saúde (ingresso) e a percepção dos benefícios que a prática de EF proporciona (permanência). O incentivo de terceiros foi o principal fator de motivação extrínseco para o ingresso e a sociabilização, principal motivo para a permanência. Os idosos estão satisfeitos com o atendimento pres-tado e a infraestrutura, mas sugerem melhorias como: ampliação no número de atividades nas academias, capacitação dos monitores, instalação de banheiros públicos, bebedouros e cobertura. Concluiu-se que os idosos apresentam, principalmente, motivações intrínsecas para ingressar e permanecer nas AMIs. A maioria está satisfeita, mas recomenda melhorias em termos de recursos humanos e infraestrutura, a fim de subsidiar a implementação de novas estratégias para a promoção de EF em praças públicas e o atendimento a um maior número de usuários.