Academic Olympic Studies And Research Centre – Atendendo as Novas Diretrizes do Comitê Olímpico Internacional
Por Júlia Cruxen Bisso Llantada (Autor), José Ricardo Brunelli Amadeu Borrasca (Autor), Carolina Fontoura Moreno (Autor), Fabiana Lírio Weber (Autor), Júlia Finkler Schneider (Autor), Juan Manuel Menendez Pacheco (Autor), Laura Matte Doering (Autor), Mariana Campos Capra (Autor), William Ferreira de Oliveira (Autor), Christian Roberto Kern (Autor), Nelson Schneider Todt (Autor).
Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 112
Resumo
C riado em 2002, o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) integra a rede dos Centros de Estudos Olímpicos (CEOs) do Comitê Olímpico Internacional (COI). Desde 2020, o GPEO PUCRS passa a atender as novas "Diretrizes para os Estudos Acadêmicos Olímpicos e Centros de Pesquisa" estabelecidas pelo COI, elaboradas para fornecer um quadro mais claro no qual os CEOs possam funcionar, garantindo o alinhamento total com a Carta Olímpica, respeitando sua independência em termos de atividades acadêmicas, utilizando-se das propriedades Olímpicas exclusivamente para fins educacionais, informativos e de relatórios, com o objetivo de disseminar o conhecimento Olímpico. Desta forma, o principal objetivo do Apoio Técnico será facilitar o atendimento destas diretrizes em produções e comunicações internas e externas do GPEO. Para atingir tal objetivo, o GPEO utiliza-se de duas páginas em redes sociais: o Facebook e o Instagram, como ferramentas de maior alcance no impacto de suas atividades de divulgação das ações do grupo de pesquisa, bem como na promoção de trabalhos acadêmicos pautados no Movimento e nos Estudos Olímpicos. Para a efetividade de tal trabalho, foi elaborado um fluxograma que serve como veículo condutor das nossas tarefas de comunicação, em uso desde 2020, que segue a seguinte ordem de execução: (1) reuniões de pauta a cada bimestre ou em eventos específicos; (2) pesquisa de conteúdo; (3) elaboração do material para publicação, incluindo imagem e texto; (4) revisão do material; (5) correções e versão final do material; (6) revisão final; (7) publicação. Apesar de 87% (Facebook) e 64% (Instagram) dos seguidores atuais das páginas indicarem residência no Brasil, o canal também possui um importante alcance internacional. O GPEO totaliza, atualmente, três publicações semanais fixas em suas redes, alcançando até 45 países com a média de idade entre 25 e 44 anos. No período de outubro de 2020 até agosto deste ano, tivemos um alcance de 14.152 pessoas no Facebook e de 10.408 no Instagram, o que nos leva a crer que nossa presença digital tem sido consideravelmente efetiva ao alcançar um número expressivo de público. O impacto do trabalho de comunicação do GPEO ainda está em avaliação, porém os benefícios das atividades aos acadêmicos e aos CEOs são notórios, favorecendo novas pesquisas e atividades, ampliando campos de atuação e favorecendo novos vínculos acadêmico-profissionais.