Resumo

O objetivo deste estudo é propor ações estratégicas para a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), visando aumentar o número de atletas filiados junto à entidade. A partir de uma pesquisa entre os praticantes da modalidade, identificou-se o perfil socioeconômico, os hábitos de consumo e os anseios dos atletas. Além disso, a pesquisa buscou entender os motivos que levam o atleta a escolher o triathlon como esporte, assim como a definição do tipo de prova que competem. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sobre triathlon, planejamento estratégico nas organizações esportivas, marketing e pesquisa de mercado. Como ferramenta para a coleta de informações, elaborou-se um questionário aos praticantes da modalidade, tendo sido respondida por 612 atletas filiados e não filiados. Após a análise das respostas, identificou-se dois pontos importantes que podem ser melhorados pela Organização Esportiva Olímpica (OEO): oferecer vantagens e benefícios aos novos filiados e aumentar a divulgação do processo de filiação. A conclusão é que a pesquisa de mercado realizada pela OEO, direcionada ao conhecimento do público consumidor, é fundamental para embasar as ações estratégicas da entidade. 

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