Ação pedagógica com a ginástica: Um relato de experiência no programa segundo tempo
Por Paullyna Rafaella Barbosa Oliveira (Autor), Rafaella Cristyna De Oliveira Da Silva (Autor), Adrielly Kelly Cavalcante Silva (Autor), Iasmim De Oliveira Cardoso (Autor), Gabriel Erick Rocha De Barros (Autor), Bruno Barbosa Giudicelli (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Para Darido (2011), a ginástica faz parte da vida humana desde seus primórdios. A mesma é composta por movimentos intencionais que auxiliam no desenvolvimento corporal na qual melhoram a resistência e a coordenação. Segundo o Coletivo de autores (2012), podemos conceituar a ginástica como uma forma específica de exercitar o corpo em que é possível enriquecer e moldar a experiência corporal do sujeito, com ou sem o uso de equipamentos. Dentro das diversas possibilidades da ginástica, existe a GG que é o movimento de democratização do acesso para a população que promove atividades de lazer, proporciona bem-estar físico, mental e social aos praticantes, promove a realização coletiva, respeita a individualidade e a capacidade de realização independente de gênero ou idade. A Ginástica pode ser conhecida pelo conjunto das relações de cada época histórica e, com seus fundamentos e bases, suas diferentes formas ou modalidades, deve fazer parte do conteúdo da Educação Física nos diferentes ciclos do ensino fundamental e médio, contribuindo com a reflexão do estudante sobre a cultura corporal e a realidade material que lhe cerca. (LORENZINI, 2013). O presente trabalho é um relato de experiência sobre possibilidades e dificuldades no trato da GG no âmbito do Programa Segundo Tempo (PST) para alunos de uma escola de rede pública de ensino da cidade de Arapiraca, Alagoas. O PST visa democratizar o acesso às práticas corporais e à cultura esportiva para promover o desenvolvimento integrado da infância e da juventude como fator de formação cívica e melhorar a qualidade de vida.