Ação do Treino Locomotor com Suporte Parcial de Peso Corporal em Lesados Medulares na Frequência Cardíaca e no Lactato Sanguíneo
Por Cynthia Maria Rocha Dutra (Autor), Elisangela Ferretti Manffra (Autor), Cristina Maria Rocha Dutra (Autor), João Egdoberto Siqueira (Autor), Marciane Maria Kulczyk (Autor), Ana Paula Rehme Siqueira (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Com objetivo de observar o comportamento da concentração sanguínea de lactato e da variabilidade da freqüência cardíaca no período de seis meses, oito indivíduos, com lesão medular (LM) nas classificações A, B e D da ASIA, foram submetidos a 3 sessões semanais de treino locomotor (TL) com suporte parcial de peso corporal (acréscimo a cada 2 semanas de 20% a até 60% do peso, 15 minutos de duração e 1,5 km/h de velocidade). Tal como a concentração de lactato sanguíneo (de 2,01 ± 0,48 mM para 1,90 ± 0,32 mM, p=0,362), a intensidade do exercício (entre 45% e 65% da FCMáx, p=0,374) não apresentou variação significativa ao longo dos seis meses de treino. Conclui-se que o TL com protocolo de baixa a média intensidade promove pouco ganho na capacidade cardiovascular em pessoas com LM.