Aceleração e Tempo de Duração de Impacto em Segmentos Corporais do Judoca Durante a Realização de Ukemi em Diferentes Tipos de Tatames
Por Saray G. dos Santos (Autor), Sebastião I.l. Melo (Autor), Roberto M. Heidrich (Autor), António R. P. Moro (Autor), Diogo C. Reis (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 7, n 2, 2007. Da página 156 a 166
Resumo
RESUMO Este estudo, de cunho exploratório, xploratório, objectivou verificar e com com- parar as acelerações e os tempos de duração dos impactos sofri sofri- dos por diferentes segmentos corporais de judocas (punho, quadril e tornozelo) através de quedas em diferentes tipos de tatames. Para ara a realização do estudo foram seleccionados sete tipos diferentes de tatames (seis sintéticos e um de palha), assim como, dois judocas para executarem a técnica “Ipon- Seoi-Nague” e respectivo amortecimento “Zempo Zempo-Kaiten- -Ukemi Ukemi”. ”. Como instrumento de medida, foi utilizado um acele acele- rômetro triaxial da Bruel & Kjaer ®, conectado a um sistema de aquisição de sinais. Para a colecta de dados, o acelerómetro foi fixado sucessivamente no punho, no quadril e no tornozelo, medindo as acelerações provenientes de 10 impactos em cada segmento em cada um dos sete tipos de tatames. Os resultados obtidos permitem afirmar que os valores dos impactos recebi recebi- dos pelos judocas, principalmente no punho e tornozelo, ultra ultra- passam os limites considerados seguros em todos os tipos de tatames, os quais, mesmo sendo impactos de curta duração, encontram-se em limites considerados geradores de severas lesões (aceleração > 200 g). De acordo com os resultados deste trabalho, os tatames “A”, ”, “B” e “F F” foram os que se apresenta apresenta- ram mais apropriados para o amortecimento de quedas no Judô. Palavras-chave alavras-chave: impacto, uk ukemi, emi, tatame.