Acelerômetros, Pedômetros e Monitores de Freqüência Cardíaca São Adequados Para Avaliar o Nível de Atividade Física em Idosos? Uma Revisão Sistemática
Por Adriana Sarmento de Oliveira (Autor), Amilton da Cruz Santos (Autor), Dinalva Lacerda Cabral (Autor), Maria do Socorro Brasileiro-Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 18, n 2, 2010. Da página 100 a 106
Resumo
Os instrumentos acelerômetros, pedômetros e monitores de freqüência cardíaca, são freqüentemente utilizados para avaliar nível de atividade física. A utilização de instrumentos adequados para avaliar nível de atividade em idosos favoreceria uma análise mais precisa e embasaria intervenções visando aumentar o nível de atividade neste grupo. Com base no exposto, o objetivo desta revisão foi avaliar se acelerômetros, pedômetros e monitores de freqüência cardíaca são adequados para avaliar nível de atividade física em idosos. Os artigos selecionados para esta revisão estavam indexados nas bases PUBMED, BIREME e COCHRANE LIBRARY. Foram utilizados os descritores “physical activity” e “aged”, e as palavras-chaves “accelerometer”, “pedometer” e “heart rate monitor”. Através da estratégia de busca 834 artigos potencialmente relevantes foram encontrados. Destes, apenas 05 foram considerados elegíveis para análise dos dados. Os estudos apresentaram a validade e/ou a confiabilidade dos instrumentos acelerômetros e/ou pedômetros utilizados. Todos os estudos reportaram a adequação dos instrumentos e apresentaram consenso entre os diferentes estudos que investigaram propriedades semelhantes. Esta revisão indica que acelerômetros e pedômetros são adequados para avaliar nível de atividade física em idosos, por outro lado, esses instrumentos de avaliação sugerem não ser indicado para idosos acima de 80 anos.