Acerca da Leitura e Interpretação de Imagens Desportivas
Por Armando Vilas Boas (Autor), Teresa Lacerda (Autor), Paulo Cunha e Silva (Autor), Alda Corte-Real (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: O conhecimento de uma modalidade desportiva permite reconhecer
numa fotografia o desporto em causa. Existe uma multiplicidade de aspectos, do
envolvimento ambiental aos estereótipos técnicos e até mesmo ao morfótipo do
atleta ou ao equipamento utilizado, que se constituem em elementos caracterizadores
dos desportos e que, para o observador conhecedor, se convertem em dados de
identificação das modalidades. O desconhecimento dessa realidade conduz, na maioria
dos casos, a grandes limitações na leitura e interpretação das imagens desportivas. O
objectivo deste estudo foi reflectir sobre o processo de interacção com as imagens
do universo desportivo, procurando clarificar a importância do conhecimento prévio
de uma determinada modalidade na descodificação, leitura e interpretação das suas
imagens. Uma visão da questão. O presente trabalho apoia-se no conceito de ‘cultura
visual desportiva’, o qual pretende designar todo o conjunto de experiências, vivências
e conhecimentos que se possuem, advindas directamente da observação visual do
fenómeno desportivo. Em suma, tudo aquilo que é visto e que se apresenta sob
qualquer forma exceptuando a escrita. Pensar na quantidade e diversidade de estímulos
visuais que chegam aos olhos de qualquer ser humano e que estimulam o seu cérebro,
gerando pensamentos, recordações, afinidades, emoções, leva a concluir que nos
encontramos perante um universo muito abrangente. De facto, pensamos que a
cultura visual é de importância basilar no ser predominantemente visual que é o
homem. É possível afirmar, assim, que a cultura visual é praticamente omnipresente
no quotidiano urbano contemporâneo, apesar de pouca ou nenhuma atenção lhe
ser dedicada. Como é óbvio, a cultura visual apoia-se muito em especulações e
deduções, por oposição a uma abordagem científica. Gere-se a partir de uma
confluência de áreas e de saberes muito intrincada, convergindo para o domínio
estético, no qual a relação sensorialidade -sensibilidade garante o acesso ao fenómeno
da cultura visual. Conclusões:A conclusão mais plausível do estudo parece ser a de
que as pessoas só conseguem ver o que conhecem o que, no contexto desportivo,
ganha uma dimensão importante, por se tratar de uma actividade fortemente
regulamentada. Conclui-se ainda que a descodificação de uma imagem que advém
do conhecimento de uma determinada modalidade permite ainda a atenção a outros
factores visuais, como o valor estético da abstracção inerente à própria imagem.