Acerte o Alvo: Coordenação Motora e Percepção óculo Manual
Por Jane Aparecida de Oliveira Silva (Autor), Danilo de Oliveira Silva (Autor), Rodrigo da Silva Pereira (Autor), Eluana Fernanda Mateus Sousa (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Educação Física caracteriza-se como uma atividade prática, entretanto não deve ser desvinculada da teoria. Essas aulas contribuem de maneira fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo que a vida moderna não possibilita vivência motora. Com o objetivo de desenvolver coordenação motora e percepção óculo manual, foi realizado, na escola, um projeto dividido em cinco sessões, com práticas semanais de 50 minutos cada. Participaram 36 alunos, entre 6 e 7 anos de idade, que foram divididos em quatro grupos. Materiais, bola de borracha, de meia, de papel e de tênis. Cada grupo foi posicionado em colunas, na quadra de voleibol, com 5m de espaço entre eles. Tarefa, percorrer, no menor tempo possível, uma distância de 20m em corrida lateral e de costas; em seguida pegar a respectiva bola e arremessá-la em um alvo redondo, voltar correndo e ir para o ultimo lugar da fila, e assim até que o primeiro da fila retorne ao seu lugar de inicio. Na conclusão parcial, era feita a troca de bola que deveria ser arremessada no alvo, em seguida. Com intervalo entre as execuções. Como conclusão, é possível dizer que 100% conseguiram executar as atividades com razoável competência. 80% tiveram mais dificuldades com a bola de papel, e mais facilidade com a bola de borracha e 20%%, não obtiveram índice de êxito suficiente. Não houve diferenças de gênero e nem entre idades, em relação ao desempenho. Diante dos resultados, é evidente a importância que a prática de atividades físicas com objetivos específicos possui.