Resumo

A Educação Física caracteriza-se como uma atividade prática, entretanto não deve ser desvinculada da teoria. Essas aulas contribuem de maneira fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo que a vida moderna não possibilita vivência motora. Com o objetivo de desenvolver coordenação motora e percepção óculo manual, foi realizado, na escola, um projeto dividido em cinco sessões, com práticas semanais de 50 minutos cada. Participaram 36 alunos, entre 6 e 7 anos de idade, que foram divididos em quatro grupos. Materiais, bola de borracha, de meia, de papel e de tênis. Cada grupo foi posicionado em colunas, na quadra de voleibol, com 5m de espaço entre eles. Tarefa, percorrer, no menor tempo possível, uma distância de 20m em corrida lateral e de costas; em seguida pegar a respectiva bola e arremessá-la em um alvo redondo, voltar correndo e ir para o ultimo lugar da fila, e assim até que o primeiro da fila retorne ao seu lugar de inicio. Na conclusão parcial, era feita a troca de bola que deveria ser arremessada no alvo, em seguida. Com intervalo entre as execuções. Como conclusão, é possível dizer que 100% conseguiram executar as atividades com razoável competência. 80% tiveram mais dificuldades com a bola de papel, e mais facilidade com a bola de borracha e 20%%, não obtiveram índice de êxito suficiente. Não houve diferenças de gênero e nem entre idades, em relação ao desempenho. Diante dos resultados, é evidente a importância que a prática de atividades físicas com objetivos específicos possui.