Acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência visual na educação física escolar
Por Amario Lessa Junior (Autor), Conrado de Barros Lima Marques Gontijo (Autor), Vanessa Vanessa Gomes dos Santos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
A inclusão na Educação Física refere-se a garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades físicas e esportivas. Isso envolve adaptações e estratégias para atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e capazes de contribuir. A inclusão na Educação Física não apenas beneficia o desenvolvimento físico, mas também fortalece a socialização, autoestima e senso de pertencimento dos alunos.Este estudo tem como objetivo investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física. O estudo utilizou a pesquisa científica com revisão de literatura, onde se encontra em fase de busca. Os conteúdos foram pesquisados na plataforma SciELO, usando os descritores: Deficiente visual, Acessibilidade, Inclusão Social e Educação Física. Para realizar esta pesquisa foram escolhidos 3 artigos que foram semelhantes aos descritores pesquisados. Desse modo, a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência visual na educação física escolar envolve adaptar atividades para que sejam acessíveis a esses alunos, permitindo sua participação plena. Isso pode incluir o uso de orientação verbal, uso de materiais táteis e estratégias de comunicação alternativas. O objetivo é garantir que esses alunos tenham oportunidades iguais de participar e desfrutar das aulas de educação física, promovendo sua integração e bem-estar geral.