Acessibilidade e Inclusão de Uma Aluna com Deficiência Visual na Escola e na Educação Física
Por Jane Márcia Mazzarino (Autor), Atos Prinz Falkenbach (Autor), Simone Rissi (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 1, 2011. Da página 87 a 102
Resumo
O presente estudo tem como problema de investigação compreender como a escola e as aulas de Educação Física apresentam condições de acessibilidade e de inclusão para uma aluna com deficiência visual na escola comum. O objetivo é investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de uma aluna com deficiência visual nas aulas de Educação Física, bem como este processo repercute na aprendizagem e no desenvolvimento da aluna. A metodologia do estudo é de caráter qualitativo, na modalidade do estudo de caso. O estudo conclui que a inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola contribui para um aprendizado mútuo entre os alunos, bem como de que a escola e sua comunidade precisam manter-se em contínua qualificação e busca de avanços de conhecimentos nessa área