Resumo

O estudo apresenta uma revista digital produzida coletivamente com estudantes do Ensino Médio em aulas fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como no contexto as Práticas Corporais de Aventura (PCA) são voltadas para um mercado turístico, a temática foi uma possibilidade. Objetivamos com o trabalho apresentar e debater uma revista digital que buscou a disseminação das possibilidades e a compreensão da realidade desigual no que tange as PCA em Poços de Caldas/MG. A pesquisa assume caráter qualitativo e com referencial metodológico a pesquisa intervenção. Além das reportagens, que debatem e expõem as desigualdades de acesso às PCA, a revista conta com o mapeamento de locais gratuitos para a realização das práticas na cidade. O artefato proporcionou que o processo avaliativo ocorresse de forma significativa, que os debates escolares fossem para além dos muros da escola, explicitou as inquietações dos(as) estudantes e possibilitou a ampliação do acesso ao lazer para a população.

Referências

BESSA, Chera Rosane Leles de. Trilhas ecológicas como recurso didático para a educação ambiental: integrando geografia e educação física. 2022. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Palmas, TO, 2022.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

HARVEY, David. O direito à cidade. Lutas sociais, n. 29, p. 73-89, 2012.

LAVOURA, Tiago Nicola; GALVÃO, Ana Carolina. Fundamentos da didática histórico-crítica: superando limites e recolocando desafios. In: GALVÃO, Ana Carolina et al. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cadernos de saúde pública, v. 9, p. 237-248, 1993.

PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017.

PRODÓCIMO, Elaine; SAPOLAOR, Gabriel da Costa; LEITÃO, Arnaldo Sifuente Pinheiro. Nas dobras do mundo: Linguagem e Educação Física em diálogo com Paulo Freire. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline (Orgs.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba, PR: CRV, 2021.

REIS, Adriano de Paiva et al. Pedagogia histórico-crítica e educação física. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2013.

ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, p. 64-73, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 2008.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Os objetos de ensino e a seleção dos conteúdos escolares: reflexões a partir dos estudos sobre a educação física. In: GALVÃO, Ana Carolina et al. (Org). Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

Acessar