Resumo

O objetivo geral da pesquisa é identificar ações institucionais, serviços especializados e apoios técnicos disponibilizados às pessoas com deficiência na perspectiva de promover a inclusão educacional e social na Universidade de Brasília. A investigação desse tema lança luz sobre situações que envolvem a pessoa com deficiência, tais como acessibilidade, valorização das diferenças e igualdade de oportunidades. O arcabouço teórico metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica, o qual propõe que sejam identificados nos textos e na linguagem dos atores, discursos que representam, identificam e acionam práticas sociais que expressam relações de poder que podem mudar a vida social. Os dados examinados provêm de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze gestores das unidades acadêmicas visando identificar as opiniões, conhecimentos e práticas sobre o tema. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a representação dos sentidos de inclusão de estudantes com deficiência em três categorias analíticas: inclusão na educação superior, projetos e pesquisa, e recursos e serviços de acessibilidade. Entre as representações de inclusão está a iniciativa de gestão pública que envolve o acesso democrático e a necessidade de adaptação da instituição para atender necessidades de atendimento educacional especializado. A representação mais expressiva em relação aos recursos de acessibilidade foi a física. A pesquisa revelou ainda, a existência de projetos e pesquisas sobre inclusão nas áreas de ciência da computação, tecnologia, educação, educação física, letras e tecnologia.

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