Aclimatação em Altitude Simulada: Efeitos Sobre a Frequência Cardíaca e Saturação de Oxigênio da Hemoglobina em Jogadores de Futebol
Por Rodrigo Ghedini Gheller (Autor), Renato Fraga Moreira Lotufo (Autor), Luis Felipe Dias Lopes (Autor), Iouri Kalinine (Autor), Luiz Osório Cruz Portela (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 3, 2012. Da página 347 a 353
Resumo
A exposição aguda a altitude sem aclimatação prévia pode provocar mal estar e diminuir o desempenho físico e esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de sessões de hipoxia normobárica, em repouso, na Frequência Cardíaca (FC) e Saturação de Oxigênio da Hemoglobina (SpO2) em atletas de futebol profissional. Participaram do estudo 13 atletas, os quais foram submetidos a 15 sessões de hipoxia, 5-6 vezes por semana. A duração das sessões foi de 60 minutos, com fração inspirada de oxigênio entre 14% e 12 %. A SpO2 e FC foram registrados segundo a segundo durante a primeira e última sessão. Para comparar a SpO2 e FC da primeira sessão, última sessão e normoxia foi utilizado ANOVA para medidas repetidas. Houve um aumento da SpO2 (p<0,05) e redução da FC (p<0,05) na última sessão, quando comparado a primeira. Concluímos que o protocolo de treinamento utilizado no estudo, melhora a resposta do organismo em hipoxia.