Ações de Responsabilidade Social nas Academias de Ginástica de Uma Cidade no Norte do Brasil
Por Rafaela Cristina Araújo-gomes (Autor), Gabriel dos Santos Gonçalves (Autor), Claudio Joaquim Borba Pinheiro (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 87, n 2, 2018.
Resumo
Introdução: As academias de ginástica são empresas voltadas para a prática de atividade física. Ações de responsabilidade social empresarial estão relacionadas a posturas, comportamentos e ações voltadas à promoção da qualidade de vida e bem-estar do público interno e externo da empresa.
Objetivo: Examinar as ações de responsabilidade social que são realizadas pelas academias, na cidade de Tucuruí-PA.
Métodos: Estudo transversal do qual participaram seis academias da cidade de Tucuruí-PA. A coleta de dados foi feita através de um questionário semiestruturado com questões fechadas, abrangendo cinco áreas de responsabilidade social: 1) Bom relacionamento com os clientes; 2) Ações para a comunidade; 3) Tratamento adequado com os funcionários; 4) Legalização; e 5) Responsabilidade com o meio ambiente, realizado em forma de entrevista com os proprietários das academias.
Resultados: Observou-se que a área do relacionamento com os clientes é a mais importante para as academias avaliadas. Todavia, de modo geral, há, também, uma preocupação com as outras áreas abordadas.
Conclusão: As academias analisadas buscavam realizar ações de responsabilidade social dentro das cinco áreas abordadas neste estudo. Os resultados foram discutidos.
Social Responsibility actions in a Fitness Center of a North Brazilian City
Introduction: The fitness centers are companies dedicated to the practice of physical activity. Actions of corporate social responsibility are related to postures, behaviors and actions aimed at promoting the quality of life and well-being of the internal and external public of the company.
Objective: To examine the actions of social responsibility that are carried out by the fitness centers on the city of Tucuruí-PA.
Methods: Cross-sectional study involving six fitness centers from the city of Tucuruí-PA. Data collection was done through a semi-structured questionnaire with closed questions, covering five areas of social responsibility: 1) Clients relationship; 2) Actions for the community; 3) Appropriate treatment with employees; 4) Legalization; and 5) Environment responsibility. It was applied as interview to the fitness centers’ owners.
Results: Relationship with the clients was the most important area observed for the fitness center. However, in general, there is also a concern with the other addressed areas.
Conclusion: The fitness centers evaluated sought to carry out social responsibility actions within the five areas addressed in this study. Results were discussed.
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