Ações Interdisciplinares do PIBID Educação Física na Escola
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Adriana Werner (Autor), Lauriano Cecchin Warth (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na formação de professores tem se constituído como uma excelente política de governo que promove a aproximação entre a escola e a Universidade, impactando positivamente na formação dos futuros professores, de modo que eles possam aprender a ser docentes por meio das experiências realizadas no âmbito escolar. Com a implementação do PIBID nas universidades brasileiras, estudos têm sido desenvolvidos, na perspectiva de descrever o desempenho dos estudantes com a inserção no programa e o trabalho interdisciplinar nos cursos de licenciatura (ROMAGNOLLI; SOUZA; MARQUES, 2014; ARAÚJO; ANDRIOLA; COELHO, 2018). Nesse sentido, percebe-se que experiências de sucesso são evidenciadas em propostas pedagógicas arrojadas que se intensificam com a familiarização dos futuros professores no PIBID. Consonante, este estudo tem como objetivo relatar as ações interdisciplinares desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina.