Resumo

Este estudo está vinculado a linha de pesquisa “Educação Física no Ensino Fundamental”, do Programa Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF, coordenado pela Universidade Estadual Paulista em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e vinculado ao Grupo de Estudo em Políticas de Educação Física e Esportes – GEPEFE – CRV/UEM. Ele teve como objetivo analisar a realidade da Educação Física escolar da rede municipal de Suzano, a fim de criar indicadores, que possibilitarão a futura composição da sistematização curricular, em busca de um ensino de qualidade. Segundo o Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI, para se alcançar a educação de qualidade é necessário que os sistemas educativos criem mecanismos de construção de currículos, com implementação e avaliação objetiva e pública para compreender seu real impacto na sociedade. Assim, a relevância deste estudo é acentuada a partir da observação da ausência de ações de sistematização e avaliação das propostas político-didáticas no município de Suzano/SP. Como opção metodológica se adotou a pesquisa qualitativa, tendo como referência a análise de documentos oficiais, levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de grupo focal. Como subsídio do processo avaliativo foi utilizado o modelo CIPP, destinado a facilitar a melhoria educacional por meio de uma abordagem proativa de avaliação e a tomada de decisões. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Os resultados das análises do contexto, dos insumos, do processo e do produto final evidenciaram a existência de docentes comprometidos, mas que carecem de suporte técnico, político e didático. Os apontamentos culminaram numa proposta de ações com as necessidades fundamentais do momento atual, visando o futuro desenvolvimento da sistematização curricular. 

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