Ações Técnicas e Emocionais em Jogadores Escolares de Futsal
Por Anderson Juliano Formiga de Oliveira (Autor), Júlio César Gomes da Silva (Autor), Gabriel Rodrigues Neto (Autor), Marcus Paulo Costa Llarena (Autor), Riceler Waske dos Santos (Autor), Maria do Socorro Cirilo de Sousa (Autor), Gilmário Ricarte Batista (Autor).
Resumo
O futsal é um esporte dotado de vários fundamentos e bastante praticado nas escolas, assim, torna-se imprescindível a boa técnica integrada à rápida capacidade de tomada de decisão. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o nível técnico e emocional de atletas de futsal do time paraibano masculino finalista dos jogos escolares da juventude 2014. A amostra foi composta por dez atletas, com faixa etária entre 15 e 17 anos. Utilizou-se como instrumento uma planilha de scout técnico e o questionário Profile of Mood Stares. O jogo foi filmado para análise posterior. Quando analisadas as características técnicas, o fundamento passe foi o elemento mais presente durante o jogo, tanto no primeiro tempo, quanto no segundo. Em segundo lugar, com mais frequência, apareceram os passes errados, tanto no primeiro tempo como no segundo. Os desarmes sofridos com posse de bola e sem posse de bola aparecem em números superiores em relação aos desarmes feitos. As finalizações no gol apareceram em números menores em relação à soma das defesas do goleiro e gols sofridos. No estado emocional, a variável vigor apresentou o maior escore, seguida de tensão e confusão. Conclui-se que a equipe apresentou-se insegura e nervosa, podendo esses fatores ter refletido no resultado negativo e nos fundamentos técnicos apresentados pela equipe.