Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a intensidade das atividades em uma aula de Educação Física e uma sessão de Roda de Tambor com adolescentes quilombolas. Trata-se de um estudo transversal realizado com 14 adolescentes quilombolas, com idades entre 10 e 17 anos, residentes de comunidades localizadas no município de Paquetá, Piauí. As intensidades da aula de Educação Física e da sessão de Roda de Tambor foram obtidas por meio do monitor de pulso Mi Band 6 (modelo ‎‎XMSH15HM, Xiaomi), sendo avaliadas a frequência cardíaca, a quantidade de passos e o gasto calórico de ambas. Os dados foram analisados pelo Teste t pareado do software SPSS 23.0, com nível de significância de p < 0,05. A quantidade média de passos, frequência cardíaca média e gasto calórico foram significativamente maiores na Roda de Tambor (p < 0,05). Conclui-se que a Roda de Tambor pode ser utilizada como ferramenta para aumentar o nível de atividade física de adolescentes.

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